Seguro Automotivo

Não conte com a sorte

Pessoas prevenidas contratam um seguro

Comprar um carro não é fácil. Você precisa fazer muito esforço para economizar todo mês para dar a entrada e depois a coisa não melhora, é despesa pra tudo quanto é lado: estacionamento, combustível, impostos, manutenção… Fica difícil, além de tudo, contratar o seguro, que também não é uma despesa pequena. Mas tão importante quanto fazer um investimento pra melhorar sua locomoção (o carro), é proteger esse investimento. Só em São Paulo, em 2011, ocorreram mais de 13 mil acidentes envolvendo automóveis. Se você não consegue incluir o seguro nas suas contas, talvez devesse refletir mais antes de comprar um carro.

Você pode não precisar usar o seguro no primeiro ano do contrato, talvez no segundo ou até mesmo nunca (e tomara que não precise mesmo!). O descabido pensa: “mas eu dirijo super bem, nunca me aconteceu nada, não preciso de seguro!” e não conta com furtos, incêndios e uma série de outros problemas que podem ocorrer com o carro. Um jogo na loteria de vez em quando não faz mal, mas não dá pra contar com a sorte quando se trata de proteger seu carro. Além de proteção e tranquilidade, um seguro também traz benefícios a curto prazo, como assistência 24 horas, serviço de guincho, descontos em diversas oficinas e na compra de peças em locais parceiros da seguradora. Então, lembre-se:

  • Se você tem um orçamento domestico bem planejado, deve conseguir incluir a contratação do seguro nas contas anuais.
  • São poucas empresas grandes ou pessoas bem sucedidas que não tem um seguro para proteger seus bens. Pode conferir: quem entende de dinheiro, contrata seguro!
  • Na hora de contratar, confira bem! Tomara que não precise acionar o sinistro mas tem uma serie de outros serviços em que seu seguro pode ser útil.
  • Além de tudo, ter seguro é ter mais tranquilidade! Você pode dirigir mais calmo e até emprestar o carro de vez em quando.

Coberturas Básicas

Cobertura básica trata das garantias principais que a seguradora deve oferecer ao cliente. No seguro automotivo, as coberturas básicas abrangem roubo, incêndio e colisão do veículo; danos a terceiros; e danos a passageiros.

Veja mais sobre os tipos de coberturas disponíveis:

  • Incêndio e Roubo: A seguradora indeniza o segurado em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo;
  • Compreensiva: inclui a cobertura de incêndio e roubo, como também indeniza o segurado em caso de colisão. o valor de
    indenização desta cobertura cobre apenas os danos causados em seu próprio veículo.
  • Danos a terceiros: Conhecida como RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), cobre danos causados a
    terceiros. Os danos geralmente cobertos em nossas cotações são danos materiais, pessoais ou morais.
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): Esta cobertura visa indenizar os passageiros ou seus beneficiários, transportado pelo veículo segurado por lesões ou morte que venham a sofrer.

Tipos de franquias

Franquia significa, basicamente, a participação de custos por parte do segurado nos prejuízos decorrentes somente de danos parciais ao veículo. É previamente acordada no contrato e, quanto maior a franquia, menor é o preço da cobertura do seguro, e vice-versa.

As seguradoras costumam apresentar 4 tipos de franquias:

  • Básica ou Normal: É a mais comum na maioria das cotações, e a que utilizamos para o cálculo inicial de nossas cotações. Cada seguradora estabelece o seu valor de franquia básica
  • Ampliada: Vale, geralmente, 50% mais que a franquia básica, mas o preço do seguro para esta franquia é menor
  • Reduzida: É geralmente 50% menor em valor do que a franquia básica, mas o preço do seguro para esta franquia é maior
  • Isenta: Algumas seguradoras oferecem a opção de isenção de franquia até um limite de ocorrências, cobrando um preço adicional por isso.

Classe de Bônus

lasse de bônus é um valor utilizado para classificação do risco dos segurados, como base para desconto. Leva em conta os anos de seguro do cliente, e a quantidade de sinistros que teve ao longo da vigência. Esse valor encontra-se sempre vinculado ao segurado, e é mantido ao mudar de corretor, seguradora e/ou veículo. Quanto maior a classe de bônus, maior também é o desconto que as seguradoras oferecem, já que as classes de bônus altas representam clientes de menor risco.

Por exemplo: Um cliente sem sinistros por três anos seguidos tem uma classe de bônus 3. Caso ocorra um sinistro no quarto ano, ele retorna para a classe de bônus 2. Em média, cada ponto na classe de bônus equivale a 5% de desconto no prêmio.