Previdência Privada

O que é previdência?

Previdência é um instrumento que permite ao trabalhador acumular recursos para garantir a sua tranqüilidade no futuro, seja para manter o padrão de vida na aposentadoria, para realizar um projeto de vida ou até mesmo para garantir o custeio da educação dos filhos. A previdência é a solução para a questão de como viver com tranqüilidade no futuro, além de ser uma ótima alternativa para garantir a proteção da família.

Existem dois sistemas:

Previdência Social

A Previdência Social é uma instituição pública, no Brasil representada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Sua função é oferecer aos trabalhadores o direito à aposentadoria, seja por tempo de contribuição, idade ou invalidez. A manutenção da Previdência Social está cada vez mais delicada em virtude do crescimento dos aposentados nesse sistema e em função da redução dos que contribuem para o INSS, além do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Outro fator é o limite de valor para o pagamento de aposentadoria pela Previdência Social, que vem diminuindo historicamente.

Previdência Privada

A previdência complementar surgiu como a melhor alternativa de médio e longo prazo para garantir uma estabilidade financeira pois permite o planejamento do futuro de forma flexível e de acordo com as necessidades de cada um. É a opção ideal para os trabalhadores que querem ter uma aposentadoria tranqüila, querem realizar um projeto de vida, ou ainda para quem planeja custear a educação de uma criança.

Porque investir em previdência privada?

  • Para formar uma reserva financeira de médio e longo prazo, para garantir uma aposentadoria tranquila, financiar a educação dos filhos ou realizar um projeto de vida;
  • Pela total flexibilidade para escolher o valor e tempo de contribuição, prazo de acumulação, tipo de investimento, entre outros;
  • Permite contratar coberturas de proteção para proteger a família em caso de eventualidade;
  • Garante a manutenção do padrão de vida no futuro por meio de complementação dos benefícios da Previdência Social;
  • Possibilita utilizar o benefício fiscal do Governo Federal;
  • O fundo acumulado não entra em inventário e não há limite para depósito. Em caso de falecimento do titular, a reserva é totalmente revertida aos beneficiários escolhidos pelo participante do Plano.
chart created with amCharts | amCharts

Quando começar a contribuir?

Não existe idade certa para começar a contribuir para um plano de previdência complementar. Mas o ideal é que este planejamento comece o mais cedo possível. Por ser um investimento de médio e longo prazo, quanto mais cedo iniciar os pagamentos, menor será a contribuição necessária para acumular a reserva desejada. Além disso, quanto maior o prazo de acumulação, maior será a reserva no final do período. Veja os gráficos abaixo.

O gráfico abaixo simula a reserva acumulada com uma contribuição mensal de R$ 200. Confira que, quanto mais cedo o início da contribuição, maior será a reserva.

chart created with amCharts | amCharts